sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Cautchú quer ser referência no andebol do Baixo Alentejo

 

A Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto, com sede em São Teotónio (Odemira), quer continuar a crescer e ser, “cada vez mais, uma referência do andebol no Baixo Alentejo”. A meta é definida pela nova presidente da coletividade, Sandra Bento, que assumiu o cargo no final do mês de outubro, sucedendo no cargo a Pedro Almeida.

Em declarações ao “CA”, Sandra Bento afirma que a sua direção “pretende continuar a desenvolver  o trabalho deixado pelas anteriores direções, com principal foco na formação da modalidade de andebol federado”.

“Um dos nossos principais objetivos é ter todos os escalões de formação em atividade”, assume a dirigente, revelando que, neste momento, o clube tem nove equipas em atividade e um total de 177 atletas inscritos, dos quais 68 são femininos e 49 masculinos. Há ainda “cerca de 20 crianças e jovens em  processo de inscrição”, acrescenta.

Sandra Bento diz que a Cautchú pretende igualmente “reativar a equipa de andebol adaptado da Associação de Paralisa Cerebral de Odemira, que parou devido à pandemia”, e organizar em 2022 o seu primeiro torneio de andebol, “que trará ao concelho de Odemira equipas de outros distritos”.

“Queremos igualmente manter os projetos ‘Viver Ativo’, ‘São Teotónio em Movimento’ e ‘Infância Ativa’, que proporcionam atividade física a crianças em idade pré-escolar e seniores a partir dos 65 anos. Outra meta a alcançar é aumentar em 25% a nossa massa associativa , que está muito perto dos 100 sócios”, anuncia Sandra Bento.

A presidente da Cautchú frisa que estas metas vão de encontro ao grande desafio do clube: “Manter o caminho de crescimento e continuar a ser cada vez mais uma referência do andebol no Baixo Alentejo”.

A par disto, a associação ambiciona “continuar a promover o desporto nos diversos locais” do concelho e “em diversas faixas etárias, incentivando hábitos de vida saudáveis, quer através dos projetos já existentes, quer de outros novos que com certeza surgirão”. 

“Temos ainda muito caminho a percorrer e muitos desafios pela frente, que abraçaremos sempre com ambição, motivação, coragem e determinação.”

Sandra Bento | presidente da associação Cautchú

A Cautchú quer também “ter um papel ativo na sociedade”, colaborando, “através do desporto, na integração de minorias, na formação de crianças e jovens, divulgando e transmitindo os valores éticos do desporto, para que os orientem na sua vida futura”. 

“Temos ainda muito caminho a percorrer e muitos desafios pela frente, que abraçaremos sempre com ambição, motivação, coragem e determinação”, afiança Sandra Bento.

Apesar do impacto que a Covid-19 teve em todo o mundo e em todos os quadrantes, a Cautchú “conseguiu manter sempre a sua atividade” durante este período de pandemia, “apenas reduzindo ou alterando os procedimentos habituais  nas fases mais críticas”, revela a presidente da coletividade.

Segundo Sandra Bento, nos projetos “Infância Ativa” e “Viver Ativo” as aulas “foram lecionadas  em formato online”, enquanto no andebol, e apesar da competição estar parada,  se mantiveram os treinos “sempre que as normas da DGS permitiram”.

“Não foi um período fácil! Foi preciso muita organização e  muita vontade de continuar a proporcionar atividade física às nossas crianças e jovens, numa altura que tanto precisavam”, nota Sandra Bento, agradecendo a ajuda “fundamental” dos pais e “a confiança que depositaram  nos treinadores, colaboradores e dirigentes da Cautchú”.

A par das restrições “impostas” pela pandemia, há mais dificuldades no “dia-a-dia” da associação, nomeadamente “o transporte das crianças e jovens para os treinos e jogos”.

“Apesar de termos duas carrinhas, que fazem o transporte para os treinos durante a semana, ainda se torna insuficiente, tendo em conta a dimensão do nosso concelho e a quantidade de jogadores que temos a praticar andebol”, diz Sandra Bento, reconhecendo que “esta dificuldade tem sido um pouco atenuada com a ajuda do Município de Odemira e dos familiares dos atletas”.

Fonte:  https://correioalentejo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário