Treinador Nacional elogia "qualidade" e "humildade" da Seleção Nacional sub-15.
Já se concluiu o primeiro estágio da Seleção Nacional sub-15, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras e que visa preparar dois jogos frente à congénere da Bélgica.
Numa equipa com jogadoras que dá que chegam pela primeira vez às seleções, o Treinador Nacional, Ricardo Tavares, fez o balanço positivo do estágio de preparação: "Correu tudo muito bem. Tendo em conta que esta foi uma geração que teve um ano de paragem e que não teve a oportunidade de jogar o torneio interassociações, as jogadoras deram uma excelente resposta. Temos de realçar que todas elas, com uma única exceção, foram chamadas pela primeira vez à seleção mais nova. Este é o espaço onde, pela primeira vez, tiveram contacto com um patamar de grande exigência e qualidade e, também, de enorme orgulho. Acredito que foi uma excelente experiência", diz.
O técnico nacional também elogiou a formação e integração das jovens jogadoras: "Por diversas razões, não é nada fácil estar pela primeira vez num estágio da Seleção Nacional mas elas, com muita qualidade e humildade, conseguiram superar esta prova. Sendo um grupo que, até pela idade, está obrigatoriamente aberto a novas opções, têm de sentir orgulho por serem convocadas, uma vez que escolhemos as que acreditamos serem as melhores. Temos de agradecer aos clubes e às seleções distritais onde estão inseridas porque fizeram um excelente trabalho na formação das nossas jogadoras", avança.
O estágio também serviu para introduzir o grupo a uma nova identidade: "Estagiar na Cidade do Futebol representa para elas uma enorme inspiração. Este é o local onde treinam as nossas seleções principais e se respira a cultura de seleção. Ao mesmo tempo, não há que ter medo de dizer, também as intimida um pouco por ser um espaço de excelência e elite. Nota-se que ao início sentem-se nervosas, mas, depois, começam a integrar-se com as companheiras e acabam por ultrapassar esses obstáculos. Faz parte do processo de formação da equipa", sublinha.
O futuro próximo também se adivinha desafiante: "Ainda temos um último estágio antes de participarem nos seus dois primeiros jogos internacionais frente à Bélgica. Apesar de termos muito para evoluir e crescer, acho que esta é uma equipa competitiva e estou certo que se vai apresentar bem na sua estreia", conclui.
Sem comentários:
Enviar um comentário