Realizou-se no último fim-de-semana, na sede da Associação de Futebol do Algarve, a 19.ª edição do Fórum de Arbitragem. O evento organizado semestralmente pela Federação Portuguesa de Futebol juntou os responsáveis de todos os Conselhos de Arbitragem das Associações Distritais e Regionais, com o propósito de partilhar ideias e discutir temas relevantes da arbitragem portuguesa. O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja esteve representado pelo seu presidente, Manuel Custódio.
A questão do recrutamento de novos árbitros e da retenção dos mesmos para o futuro continua a ser um assunto que preocupa os responsáveis da arbitragem distrital, independentemente da sua dimensão. Mas não só: foram lançadas as bases para arrancar com um plano estratégico para a arbitragem nacional, da autoria do Conselho de Arbitragem da FPF, e que será apresentado em concreto nas próximas semanas a todos os conselhos de arbitragem distritais e regionais, de forma a ser rapidamente implementado. O objetivo principal, entre outros, é o de dotar o país com um número cada vez maior de árbitros, de forma a fazer face ao aumento do número de competições de praticantes.
Durante os dois dias de discussão falou-se de arbitragem no feminino, seja de futebol ou futsal, mas também da Academia de Arbitragem, do plano de formação contínua dos árbitros e da plataforma Score-centro de treino. No último dia, o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Fontelas Gomes, respondeu às diversas dúvidas dos participantes, no âmbito da relação entre o CA nacional e os CA da ADR. Foi ainda anunciada a criação do curso de nível 1 para o futsal e a criação do CORE nacional feminino; para além disso, foi abordado o plano estratégico da FPF para 2030, do qual a arbitragem também faz parte, inserido no pilar estratégico da qualificação de recursos.
A 20.ª edição do Fórum de Arbitragem vai realizar-se em Viana do Castelo, no ano quem que a cidade é Capital Europeia do Desporto e no qual a Associação de Futebol de Viana do Castelo comemora o seu centenário.
Fonte: AFBeja.com
Sem comentários:
Enviar um comentário