O futebol regional e nacional está de volta em toda a sua plenitude. O Vasco da Gama, de Vidigueira, receberá, amanhã, o Praiense e o Serpa jogará, no domingo, em Angra do Heroísmo. No plano regional, o foco estará na viagem do Despertar para o recinto do Futebol Clube Castrense.
Texto Firmino Paixão
Um novo ano, outros desafios e novas emoções. O futebol está de regresso. O Campeonato de Portugal é o primeiro a dar o pontapé de saída, com esse jogo antecipado, no dia e na hora, entre o Vasco da Gama de Vidigueira e o Praiense, equipa insular, da cidade de Praia da Vitória.
A partida, relativa à 13.ª jornada, joga-se neste sábado, no Estádio Municipal de Vidigueira, e terá início às 14:00 horas. Duas equipas que ocupam a mesma zona da tabela classificativa, o Vasco da Gama é 8.º, com 16 pontos, o Praiense é o 9.º, com 14. Não será um jogo fácil para os alentejanos, mas, jogando em casa e contando com o habitual apoio entusiasta do seu público, estarão reunidas as condições para abrir o novo ano com sucesso.
O Futebol Clube de Serpa fará o percurso inverso ao do adversário do Vidigueira. Viaja para a costa sul da ilha Terceira onde, na bonita e histórica cidade de Angra do Heroísmo, enfrentará o Sport Clube Angrense. O Serpa chegará aos Açores no 4.º lugar da tabela, com 20 pontos, o dobro dos que o seu adversário conquistou até ao momento.
O Futebol Clube de Serpa aproveitou este período de folga, na transição entre o ano velho e o novo ano, e reforçou o seu setor defensivo. Viu chegar o jovem guardião Fábio Matos, de 21 anos, jogador que se iniciou no Olivais e Moscavide e se formou no Murteirense (Loures) – que, até aqui, representava o Guarda Desportiva Futebol Clube –, mas também um peso pesado para o esteio da defesa, o nigeriano Sunday Akoh, de 27 anos, ex-Associação Desportiva de Machico. S
ão dados que permitem construir a ideia de que a turma serpense poderá regressar a casa com alguns pontos na bagagem. Este jogo terá lugar no domingo, às 11:00 horas.
Muito curioso será também o reencontro entre o atual líder da série D, o Lusitano de Évora, e o antigo líder, o Rabo de Peixe. O Juventude de Évora apresentar-se-á no histórico Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro, para defrontar o Fabril.
Fechada esta página sobre a competição nacional, a 4.ª divisão, em que estão a competir quatro equipas da região transtagana, vejamos o que nos reserva o regresso das competições regionais. E não é coisa pouca.
Próxima Jornada Série D (13.ª Jornada):
- Vasco da Gama-Praiense;
- Oriental Dragon-Imortal;
- Angrense-Serpa;
- Olhanense-Esperança Lagos;
- Fabril-Juventude Évora;
- Atlético-Ferreiras;
- Rabo de Peixe-Lusitano Évora;
1.ª DIVISÃO DISTRITAL
No domingo reata-se o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja, com esse grande jogo entre o Castrense e o Despertar que terá, acreditamos, influência direta na classificação da prova.
Seja qual for o desfecho, haverá uma leitura a fazer para o futuro. Depois, o Aljustrelense desce para São Teotónio. Pedro Amaro, que treinava interinamente os tricolores, foi oficialmente confirmado como sucessor de José Luís Prazeres, até ao final da temporada, e tem aqui já um obstáculo difícil de contornar.
Em Moura haverá dérbi entre a equipa local e o vizinho Piense. São jogos em que a rivalidade existente torna o resultado sempre imprevisível.
O Odemirense desloca-se a Almodôvar, para uma partida em que, face ao histórico recente dos visitados, deixa larga margem de favoritismo à equipa do litoral alentejano. Favoritismo é o que goza, igualmente, a formação do Penedo Gordo, que abrirá o Campo de Jogos Carolina Almodôvar Fernandes ao Sporting de Cuba, embora os visitados estejam numa posição mais cimeira na tabela de pontos.
Recorde-se ainda que no topo da classificação está o Despertar e o Aljustrelense, igualados com os mesmos 31 pontos, perseguidos pelo Castrense, com menos um ponto mas, também, menos um jogo. O 4.º é o Moura, a quatro pontos do topo, o 5.º é, agora, o Odemirense e o Renascente fecha o primeiro bloco de seis equipas, mas já a 17 pontos do líder.
Próxima Jornada 1.ª Fase (15.ª Jornada) (08/janeiro):
- Castrense-Despertar;
- Moura-Piense;
- Renascente-Aljustrelense;
- Almodôvar-Odemirense;
- Penedo Gordo-Sporting Cuba;
2.ª DIVISÃO DISTRITAL
A 2.ª divisão da Associação de Futebol de Beja também está de volta. No dia de amanhã, sábado, estarão em campo as equipas que dão formato às séries B (13.ª jornada) e C (11.ª jornada). No domingo cumprem-se as partidas da série A (13.ª jornada).
Aldenovense, São Marcos e Santaclarense estão na frente dos respetivos grupos, isolados, com vantagens pouco relevantes para os mais diretos perseguidores, exceção para o conjunto de Santa Clara-a-Velha, que tem já uma vantagem de cinco pontos sobre o seu mais direto rival, o conjunto de Boavista dos Pinheiros, em que o terceiro é o Naverredondense (com 22 pontos).
A quatro jornadas do final da prova (nesta série), estas são as três equipas ainda na corrida pelas duas vagas para a 2.ª fase do campeonato. E amanhã será dia de grande jogo em Boavista dos Pinheiros, em cujo Campo Municipal da Boa Esperança se apresentará o Santaclarense.
O São Marcos voltou ao 1.º lugar da série B e tem jogo acessível na tarde de amanhã, com uma visita ao reduto do Desportivo de Sete. Os lugares abaixo são ocupados pelo Messejanense, Negrilhos e Albernoense, todos ainda na corrida pela fase seguinte, quando faltam seis jornadas para se concluir esta etapa inicial da prova.
Aldenovense, Mértola United e Amarelejense ocupam o pódio da série A, todos ainda candidatos aos dois primeiros lugares, mas com o Serpa B à espreita de uma oportunidade. O jogo mais interessante da jornada (nesta série) acontecerá, no domingo, no Parque Desportivo de Vila Nova de São Bento, entre o Aldenovense e o Amarelejense.
Próxima Jornada Séria A (13.ª Jornada) (08/janeiro):
- Salvadense-São Domingos;
- Mértola United-Barrancos;
- Aldenovense-Amarelejense;
- Beringelense-Bairro Conceição;
Próxima Jornada Séria B (13.ª Jornada) (07/janeiro):
- Albernoense-Figueirense;
- Entradense-Negrilhos;
- Messejanense-Alvito;
- Sete-São Marcos;
Próxima Jornada Séria C (11.ª Jornada) (07/janeiro):
- Ourique-Santa Luzia;
- Boavista Pinheiros-Santaclarense;
- Naverredondense-Santa Clara-a-Nova;
- Aldeia dos Fernandes-Pereirense;
- Fonte: https://diariodoalentejo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário