terça-feira, 19 de outubro de 2010

Estádio Dr. Flávio dos Santos , que futuro?

Fotografia: C.M.B.
O gosto pelo futebol foi -me incutido pelo meu avô materno que um dia me perguntou se eu era do Benfica ou do Sporting; Como não tinha opinião formada, perguntei-lhe qual era a sua simpatia ao que ele respondeu que era do Benfica...o neto, na idade dos porquês continuou a fazer perguntas e o saudoso Zé "Latas", já sem argumentos, disse que eu devia ser do Benfica porque era uma equipa que  "fica bem"! O meu pai nunca me perdoou por eu não ser lagarto, mas, de facto, nos anos 70, aquilo era tudo nosso!
Mas foi também por esses anos que me habituei a gostar do Desportivo e das tardes de glória no Flávio dos Santos.  Que saudades de ver a Avenida Vasco da gama cheia de adeptos,   as filas para as bilheteiras...aquele estádio cheio, as minis e os pirolitos ao intervalo! E lá, quem mandava éramos  nós; o peão a escassos metros da linha lateral, o grande incentivo dado à equipa, os aplausos, os assobios...o golo que levava o Estádio ao rubro e fazia estremecer a bancada! Qualquer adversário que visitasse o Flávio dos Santos naqueles anos sentia-se claramente fora de casa. Aos poucos tudo foi mudando e o velhinho Flávio dos Santos deixou de receber tardes de glória...começou lenta e progressivamente a entrar em degradação. Durante dez anos de dirigente (1998 a 2008) assisti à lente agonia do recinto, fruto do completo desinteresse de quem manda (e nem sempre manda bem); hoje está desactivado e não fosse o Café do S.r Nolasco, por certo já tinha um cadeado à entrada.
Não fui fã do "concurso de ideias"lançado em 2007 pela autarquia bejense; ou muito me engano ou transformaria o Flávio dos Santos num qualquer monte de betão, fruto da arquitectura bacoca, que infelizmente continua a proliferar pela cidade e reduz ao mínimo os espaços verdes e de utilização colectiva. Sou ainda menos fã da inércia. Em Maio deste ano foi anulado o tal concurso de ideias e decidido "descontinuar" o Estádio.A autarquia prometeu ouvir a população e as associações...Será que já ouviu alguém?.
Estou certo que se perguntassem aos adeptos, aos jogadores e aos dirigentes, a grande maioria diria que quer o Estádio Flávio dos Santos de volta! Sabemos que estamos em crise e, por isso, não se pede um investimento megalómano, mas... custará assim tanto recuperar os balneários, dar um arranjo nas bancadas, uma pintura e quiçá colocar um relvado? Penso que ninguém se importaria que o Estádio ficasse com a traça original, pelo não seria preciso derrubar e construir de novo.
Eu gostaria de voltar a ver futebol naquele estádio, e você caro leitor?

Cronica de António Gonçalves Romão.

Fonte: SportAlentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário