sexta-feira, 29 de março de 2013

O melhor momento foi quando percebi que as raparigas do distrito iam ter possibilidade de jogar futebol”, Marisa Pires, Vasco Gama da Vidigueira

marisa pires
1) B.I. Futebolistico Nome completo: Marisa Paula Sotto-Mayor Campião Pires Nome Futebolístico: Marisa Local e data de nascimento: Beja, 13 de Outubro de 1988 Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Licenciada em Desporto Ano que iniciaste a prática futebol federado: 2010 Clubes que já representaste no futebol: Casa do Benfica de Castro Verde e Clube de Futebol Vasco da Gama Clube Actual: Clube de Futebol Vasco da Gama Posição especifica: Defesa Títulos Colectivos Conquistados : Supertaça Distrital da AF Beja 2011/2012 Títulos Individuais Conquistados : 0 Número de internacionalizações: 0 Clube Favorito: SL Benfica Número Preferido: 13 Jogador preferido: Ryan Giggs Jogadora preferida: Hope Solo Uma virtude: Humildade Um defeito : Brandura
2)Como é que começaste a praticar futebol?
Comecei a praticar futebol desde os 5 anos salvo erro, não federado claro. Como quase todas as raparigas aqui do Alentejo, jogava sempre com os rapazes.
Em termos de futebol federado comecei na época 2010/2011 a convite de um grande amigo, Ruben Lança, que agora é Treinador da seleção distrital Sub-16 da AFBeja. Ele conseguiu fazer uma equipa de futebol de 7 em Castro Verde, pela Casa do Benfica, e juntaram-se bastantes raparigas.

3)Tiveste o apoio da tua família?
Não muito, como jogava em Castro Verde e vivo em Vidigueira, era complicado por não haver transporte, e tinha de me deslocar em veículo próprio, então a minha família não apoiava muito.
4)O futebol foi sempre a única paixão , ou gostavas de fazer desporto em geral?
O futebol é e sempre vai ser uma paixão, mas o desporto em geral sempre me fascinou. Sou licenciada em Desporto, e vou estar sempre ligada ao Futebol se tudo correr bem.
5)Qual foi o melhor e o pior momento que viveste no futebol até hoje e porquê?
O melhor momento foi quando percebi que as raparigas do distrito iam ter possibilidade de jogar futebol. Não tenho um pior momento, mas é sempre mau quando vejo alguma jogadora lesionar-se gravemente.
6)Como te descreves como jogadora?
Como jogadora sou calma, inteligente, tecnicamente e taticamente evoluída.
marisa pires1
7)Tens alguma superstição ou ritual antes ou depois dos jogos?
Não.
8)O que te motiva para continuares a jogar futebol?
A continuidade do futebol feminino e o amor pela modalidade.
9)Alguma vez sentiste que o futebol te prejudicava nos estudos ou na tua vida profissional?
Quando tudo é bem conciliado, dificilmente somos prejudicados por fazer algo que gostamos. O futebol nunca me prejudicou e espero vir a ter tempo para o fazer sempre.
10)A falta de condições e de reconhecimento do futebol feminino é só um problema de dinheiro?
Julgo que não, apesar do dinheiro aplicado nas equipas femininas nem ter comparação às equipas masculinas. Mas havemos de lá chegar.
11)Achas que o futebol feminino ainda está ligado a preconceitos?
Felizmente o preconceito já está a desaparecer, já se vêm mais pessoas a assistir, está tudo a evoluir e espero ver uma evolução ainda maior no futuro.
12)Achas que num futuro próximo vamos ter uma liga profissional em Portugal?
Na minha opinião, era uma mais-valia as jogadoras do nosso País serem profissionais em Portugal, se os homens são, porque não também as mulheres?
13)Qual a liga estrangeira que mais te atrai?
Sinceramente não tenho um conhecimento aprofundado sobre as ligas estrangeiras de futebol feminino, mas agrada-me o facto de alguns clubes estrangeiros se reforçarem com jogadoras portuguesas, é sinal que temos qualidade e que podemos ir muito mais longe.
14)Se te aparecesse uma oportunidade para ser profissional em Portugal ou no estrangeiro aceitavas?
Isso ia depender de vários fatores, mas era algo que devia ser muito bem pensado.
15)Até quando pensas jogar futebol?
Até sentir que já não dou nada à modalidade.
16)Como é vestir a camisola da selecção portuguesa?
Infelizmente não sei, e nunca vou saber, mas espero que todas as que a vestirem, a representem com orgulho e satisfação.
17)Qual a sensação antes de entrar em campo na 1ª internacionalização ? As pernas tremem muito ?
Acredito que seja uma bela sensação, e espero que algumas das jogadoras aqui do distrito a sintam, porque há muita qualidade, e elas merecem uma oportunidade de mostrarem o que valem.
Fonte:  http://futebolfemininoportugal.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário