terça-feira, 31 de março de 2015

Fernando Santos: "Tenho grande confiança nos jogadores"

O Selecionador Nacional Fernando Santos considera que a Equipa das Quinas está preparada para o encontro frente à Sérvia, mesmo sem a sua presença no banco de suplentes. 
Seleção A
Fernando Santos enfrentou, este sábado, com serenidade, a imprensa portuguesa e sérvia na véspera de um dos jogos mais importantes desde que assumiu a responsabilidade de comandar a equipa técnica da Seleção Nacional. O técnico português congratula-se com o trabalho realizado ao longo da semana e não tem dúvidas que os jogadores vão responder bem em campo, até porque a Sérvia foi alvo de estudo: "Tenho a consciência e a convicção que a minha equipa tudo vai fazer para ganhar e que o vai conseguir. Tenho uma grande confiança nos jogadores e no que fazem, mas também tenho a noção exata do valor da equipa da Sérvia. É uma equipa constituída por grandes jogadores, de renome internacional, e que jogam nas melhores equipas do Mundo. É muito claro para nós - e tentei passar isso aos jogadores, penso que eles o perceberam bem - há uma mudança em relação àquilo que era a Sérvia até ao jogo da Grécia e o que apresentou nesse jogo. A principal alteração que o treinador da Sérvia introduziu foi procurar uma equipa mais equilibrada no aspeto defensivo. Penso que a equipa que aqui será muito mais equilibrada e isso vai fazer com que o jogo seja muito duro, mas de qualidade. Penso que os meus jogadores vão ser capazes de ultrapassar as dificuldades em conjunto com o público."
O Selecionador Nacional vai cumprir o primeiro de dois jogos de castigo este domingo e não estará no banco de suplentes, facto pouco valorizado por Fernando Santos tendo em conta a forma de trabalhar da Equipa das Quinas:  "Vai ser estranho amanhã [domingo]. Até aqui não me senti nada estranho porque as coisas têm corrido normalmente. Fique no hotel ou venha para o Estádio da Luz, não vou poder ir para a cabine e por isso é natural que sinta alguma estranheza. Ainda não decidi o que vou fazer mas em qualquer das circunstâncias, nesse momento, quando eu deixar de estar com os jogadores, vai ser um pouco estranho. O que fizemos ao longo da semana foi preparar muito bem a equipa no sentido daquilo que nós entendemos que é a equipa da Sérvia e das suas competências mais e menos fortes. A confiança que tenho nos meus jogadores não retira a capacidade de não sermos presunçosos. Temos de conhecer o nosso adversário minimamente para sabermos resolver o problema, mas estamos focados no que temos de fazer e nesse aspeto o trabalho desta semana foi fantástico, os jogadores têm sido exemplares na aplicação, na vontade, na concentração. Não tenho dúvidas que eles estão mais do que preparados, em todos os aspetos, para fazer um grande jogo e vencê-lo."
Fernando Santos recusou, ainda, que a responsabilidade do jogo penda para os atletas sem a sua presença: "Os líderes em campo são sempre os jogadores. Em campo, quem decide são os jogadores. O que os treinadores fazem é dar pistas. Damos pistas em relação ao que queremos, na nossa organização de jogo e nos vários momentos do jogo. O que acontece é que os que têm maior experiência acabam por assumir uma responsabilidade maior nesse sentido, mas não é menor nem maior porque está o treinador. Não posso dizer que o treinador não faz falta nenhuma, isso não é verdade. Estamos ali perto dos jogadores e passamos alguma mensagem, mas está lá o Ilídio [Vale], que vai fazer isso também. Não há aqui uma passagem de responsabilidade para os jogadores como se a equipa técnica não estivesse a funcionar. A equipa técnica está a funcionar em pleno."
Foto FPF/Francisco Paraíso
CONSULTE O DOSSIER DE IMPRENSA
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS 24 CONVOCADOS
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS 14 CHAMADOS PARA O PARTICULAR COM CABO VERDE
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário