Uma medalha de prata para o Patinagem Clube de Almodôvar e uma medalha de bronze para o Futebol Clube castrense. Duas presenças no pódio para patinadores da Associação de Patinagem do Alentejo.
Texto e fotos Firmino Paixão
Os iniciados Lara Brás e Gonçalo Seita, do Patinagem Clube de Almodôvar, foram vice-campeões nacionais na especialidade de pares artísticos, e Cristina Rakasi, patinadora do Futebol Clube castrense, conquistou a medalha de bronze no escalão de infantis. Três patinadores no pódio dos Campeonatos Nacionais de Patinagem Artística Livre (infantis e iniciados) que a Federação de Patinagem de Portugal trouxe à vila de Cuba (140 atletas de 58 clubes), numa parceria organizativa com a Associação de Patinagem do Alentejo (APA) e o Clube de Patinagem Artística local. Boas referências organizativas, entre uma contestação mais ou menos generalizada aos critérios de pontuação de alguns juízes.
À margem destes pormenores, Carlos Colaço, vice-presidente da Associação de Patinagem do Alentejo, responsável pelo pelouro da patinagem artística, fez uma avaliação final destes campeonatos referindo que “a nível organizativo os campeonatos nacionais, realizados no Pavilhão Municipal de Cuba, decorreram integralmente dentro do que eram as expectativas, em que tivemos todo o apoio do nosso filiado local, o Clube de Patinagem Artística de Cuba”. E sublinhou que “foi uma colaboração maravilhosa, excelente mesmo, e a Federação de Patinagem de Portugal já nos felicitou por isso”. Quanto ao aspeto competitivo, “sabíamos que o nosso nível não era tão elevado, mas estivemos no pódio de pares artísticos, em iniciados, e tínhamos expectativas elevadas nos infantis, através da atleta do Futebol Clube castrense, uma patinadora com muita qualidade, que acabou por conquistar a medalha de bronze”, disse ainda.
O dirigente avançou que “nos últimos anos a FPP tem-nos confiado sempre a organização de um campeonato nacional, sabem que têm todo o apoio da Associação de Patinagem do Alentejo, já tentámos também organizar uma prova deste nível no Algarve para não deixarmos aquela região órfã, vamos ver no próximo ano como que se organizam os programas, mas é complicado porque implica uma equipa numerosa e uma organização bem sólida”.
Questionado sobre o caráter transitório, ou definitivo, na intervenção da APA junto dos clubes do Algarve, Colaço retorquiu que “continua a ser uma incógnita, apoiamos os clubes daquela região, porque a associação do Algarve está sem atividade por falta de órgãos sociais, organicamente ainda não existe nada formalizado, mas nós damos apoio administrativo e organizamos o campeonato regional em conjunto”. E isso, considerou, “é uma mais-valia para os atletas porque aumenta a experiência competitiva entre as diferentes realidades do sul do País e enriquece-os mutuamente”.
A finalizar a sua análise Colaço lembrou que “o trabalho na formação está bem elaborado a nível nacional, julgamos que o futuro está assegurado e que esta tendência de evolução se reflete também no Alentejo, o que significa que, daqui por uns anos, podemos ter uma pirâmide com uma base mais alargada, o que fará aumentar as expectativas e, seguramente, a qualidade e o sucesso da patinagem artística, não só a este nível mas também nos escalões de juniores e seniores”.
Resultados finais
Iniciados femininos: 1.ª Daniela Meireles (Paredes). 2.ª Carolina Campas (J. Pacense). 3.ª Bruna Pinheiro (Matosinhos). Iniciados masculinos: 1.º Diogo Nogueira (Valboense). 2.º João Reis (Coruche). 3.º André Dias (Matosinhos). Pares Artísticos: 1.º Patrícia Silva/Diogo Nogueira (Valboense). 2.º Lara Brás/Gonçalo Seita (PC Almodôvar). 3.º Mafalda Afonso/ João Azevedo (Braga). Infantis femininos: 1.ª Rita Andrade (Matosinhos). 2.ª Mariana Pinheiro (Matosinhos). 3.ª Cristina Rakasi (castrense). Infantis masculinos: 1.º Simão Carlos (Telheiro). 2.º João Henriques (Bombarrelense). 3.º Guilherme Sousa (Sassoeiros). Pares artísticos: 1.º Letícia Grilo/Miguel Resende (CPSado)
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário