sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Um Natal radioso


A “Noite colorida 2015”, da Cercibeja, voltou a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Um passeio pedestre com cerca de quatro quilómetros, em tons de festa e solidariedade, com cerca de duas mil pessoas.

Texto e fotos Firmino Paixão

Uma adesão enorme, um sucesso ainda maior. Um passeio de pedestrianismo com cerca de quatro quilómetros de extensão, desde a praça da República até à avenida do Brasil, com incidência no núcleo histórico (praça de armas da cidade incluída) e as avenidas novas. Uma caminhada entremeada por intervenções artísticas, culturais e uma recriação histórica, momentos a que, naturalmente, se associou o cante alentejano acabado de celebrar o primeiro aniversário da sua consagração como Património Cultural e Imaterial da Humanidade. A felicidade e o orgulho dos participantes edificaram um grande momento de solidariedade, interpretado por cerca de dois milhares de cidadãos de todas as idades, com sentimentos repartidos entre o tributo e o orgulho na sua Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas. E no final a festa foi deles, sim dos alunos da Cercibeja que se juntaram à multidão.
Uma boa resposta da comunidade bejense, concordou o presidente da Cercibeja, José Hilário, que assegurou: “Estamos a notar de ano para ano, não só nesta caminhada, como noutros eventos que a instituição Cercibeja tem vindo a promover, uma crescente participação da comunidade. Confesso que o nosso trabalho tem sido muito complicado, muito duro, mas sentimo-nos compensados pela atitude deste grande número de pessoas que nos apoia, apoiam os nossos jovens e especialmente manifestam o seu apoio e carinho pela nossa causa, e isso é gratificante”. Um sinal de que as pessoas estarão mais despertas e sensíveis a esta problemática dos direitos, do bem-estar e da solidariedade para com todos os que são portadores de deficiência, concordou. “Na verdade, as pessoas cada vez acarinham mais a Cercibeja, mas também achamos que a Cercibeja tem desenvolvido um trabalho de credibilidade ao longo de todos estes anos e isso motiva as pessoas a reconhecerem essa ação. As pessoas, na realidade, estão também mais despertas, não só para a problemática da deficiência, como para a intervenção que a Cercibeja tem nesta área, e julgo que a comunicação social também tem dado o seu contributo nesse aspeto”.
Contudo, estes gestos de cidadania, estas atitudes magnânimas de uma comunidade que revela estar atenta ao que existe à sua volta, são também o reflexo do prestígio da instituição. “A Cercibeja é uma entidade que vem junto da comunidade, sai do seu espaço físico e traz os jovens para a rua, trá-los para a cidade, faz trabalho e participa em todas as atividades que se promovem na cidade e depois as pessoas vão-nos conhecendo e julgo que, face a essa maior visibilidade, a comunidade vai ficando mais sensível a estas causas”, considerou o dirigente. Afinal, foram quatro quilómetros em que a alegria venceu o cansaço e a solidariedade amenizou a temperatura da noite, com agentes culturais que se juntaram à multidão, atividade física, cantares, danças e acordes musicais que ajudaram a colorir a vida de quem todos os dias precisa de todos.
 “O objetivo é, efetivamente, colorir a vida destes jovens que estão na instituição”, sublinhou José Hilário, “mas a Cercibeja também faz questão de colorir a cidade, a vida das próprias pessoas que estão nas suas casas, que vamos despertando com a nossa passagem, porque cada vez notam-se mais dificuldades na vida dos cidadãos comuns, e nós não podemos ficar alheios, procuramos dar-lhes também um pouco deste colorido. Nesta caminhada cada um dá o que quer e o que pode e isso faz com que as pessoas venham em quantidade e com alegria, mas nota-se a felicidade nas pessoas que estão connosco”.
Em 2015 estiveram cerca de 2 000 pessoas, uma receita de 6 000 mil euros, “um contributo importante e essencial para um melhor Natal de todos estes jovens”, reconheceu o presidente da Cercibeja.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário