quinta-feira, 31 de março de 2016

Buta (sub-19): "A força do grupo é o mais importante"

Depois de ter sido eleito como o melhor jogador do Torneio de La Manga, Buta estreou-se na Ronda de Elite com dois golos frente à Suécia. O extremo fala sobre o bom momento individual e o sonho de repetir a presença num Europeu.
Futebol Sub-19
A Seleção Nacional sub-19 continua a confirmar as boas indicações dadas desde o início da época e venceu o primeiro jogo da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa Alemanha 2016, frente à Suécia, por 4-0.

O extremo Buta (46 internacionalizações pelas seleções jovens nacionais) contribuiu para o triunfo da Equipa das Quinas com dois golos e outras jogadas que ficaram na retina dos espectadores que estiveram presentes em Vila do Conde, mas prefere salientar o papel de todos os colegas no sucesso da equipa: "É verdade que marquei dois golos, mas não o podia ter conseguido sem a ajuda dos meus colegas. O mérito da vitória tem de ser atribuído a toda a equipa, embora reconheça que marcar golos pela seleção é sempre especial", admitiu.

Este "bis" de Buta acontece no jogo oficial imediatamente seguinte ao Torneio Internacional de La Manga, prestigiada competição de seleções jovens cuja organização resolveu atribuir o prémio de melhor jogador ao atleta internacional português. O bom momento é evidente: "É verdade, estou muito satisfeito pelo que tem acontecido ultimamente. Qualquer pessoa gosta de ver o seu trabalho reconhecido e eu não sou exceção. Agora até posso jogar a lateral e a extremo, acho que essa polivalência também pode ser boa para o meu futuro", referiu.

O próximo jogo dos sub-19 na Ronda de Elite é já este sábado, frente à Rússia (16h00, no Estádio Cidade de Barcelos), e Buta demonstra estar identificado com a formação do Leste europeu: "É uma equipa muito forte e completa em todos os setores. Atacam muito bem e defendem com eficácia. Estamos muito focados no jogo e queremos manter a nossa identidade para que possamos continuar nesta sequência de resultados positivos e atingir o objetivo de garantir a presença no Campeonato da Europa!"

O jogador ligado aos quadros do Benfica esteve presente no Campeonato da Europa de Malta em 2014 (pelos sub-17) e sabe bem a importância de viver uma experiência desportiva intensa: "Estar presente no Campeonato da Europa é importantíssimo para termos a oportunidade de competir ao mais alto nível. Em Malta percebi de uma forma ainda mais clara que a força do grupo é o mais importante para alcançar vitórias. Tivemos a infelicidade de perder nas meias-finais [n.d.r 0-2 frente à Inglaterra] mas fizemos boa figura. Vamos, primeiro, tentar garantir a qualificação para ver se podemos melhorar a nossa prestação", concluiu.

Programa da Seleção Nacional sub-19:

26.03.2016| sábado
16h00 Jogo Portugal-Rússia (Estádio Cidade de Barcelos)

27.03.2016| domingo

11h00 Treino (Complexo Desportivo CF Fão)

28.03.2016| segunda-feira
11h00 Treino (Complexo Desportivo CF Fão)

29.03.2016| terça-feira

16h00 Jogo Portugal-Eslovénia (Estádio Cidade de Barcelos)

Foto FPF/Hernâni Pereira
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário