sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Ilusão e ambição
A seleção de iniciados da Associação de Andebol de Beja disputará no próximo dia 19, em Vila Real de Santo António, os jogos de apuramento para a fase final do Torneio de Seleções Regionais Masculinos.
Texto e fotos Firmino Paixão
Ambição e ilusão. Dois sentimentos que viajarão na bagagem dos jovens atletas que, no dia 19, vão tentar a conquista de um lugar na fase final do Torneio de Seleções Regionais de Iniciados Masculinos, uma competição que não se realizava há cerca de 15 anos, como lembrou ao “Diário do Alentejo” o selecionador de Beja, Hugo Estanque: “A Federação Portuguesa de Andebol decidiu, este ano, reativar esta competição entre seleções regionais, o que não acontecia há bastante tempo”. Contudo, face à exiguidade de clubes filiados na Associação de Beja, o processo não foi fácil. “A muito custo, diga-se, conseguimos que a nossa região entrasse, porque, como se sabe, a associação só tem dois clubes filiados, a Zona Azul e o CCP Serpa, mas conseguiu que a federação permitisse uma seleção de Beja, porque o mínimo seria que cada associação tivesse quatro equipas para poderem ter uma seleção”.
A competição desenvolve-se numa fase de apuramento em quatro zonas, Algarve, Redondo, Benavente e Lamego, onde se qualificarão as equipas para disputarem a fase final. Hugo Estanque referiu que “jogaremos com as seleções do Algarve e de Setúbal e faremos os dois jogos no dia 19 de fevereiro”. O primeiro classificado terá acesso automático a essa fase final e o segundo classificado dessa fase de apuramento regional disputará futuramente uma poule de apuramento.
Quanto aos objetivos da representação bejense, o técnico adiantou que, “sendo uma seleção um pouco limitada em termos de opções, em comparação, por exemplo, com Algarve e Setúbal, o nosso primeiro objetivo é proporcionarmos a estes atletas mais uma experiência competitiva, mais uma oportunidade de disputarem jogos a um nível mais elevado do que aquilo a que eles estão habituados”. E depois “se conseguiremos ficar num dos lugares que dão acesso à fase final, pelo apuramento direto ou através do play-off, tanto melhor”.
À falta de outros argumentos, os miúdos irão, seguramente, com muita ambição e alguma ilusão, procurando fazer o melhor e desfrutar do momento, confirmou Hugo Estanque. “Um pouco das duas coisas, ambição e ilusão. Se não existir ambição tornar-se-á ainda mais difícil do que já é por natureza. A ambição tem de estar sempre lá, independentemente da valia das outras equipas, que nós também a temos”. O técnico sublinhou ainda que os atletas da Zona Azul estão, até esta altura, a fazer um campeonato excecional e ainda não perderam nenhum jogo. “A equipa do Serpa tem, também, três ou quatro jogadores com qualidade, que acabam por se complementar e conseguimos formar um grupo muito homogéneo em que não se nota muito a diferença entre os que estão a jogar e aqueles que não estão, e isso permite também termos outras garantias”, disse, e adiantou ainda: “No entanto, apesar de ambição estar presente, sabemos que vamos disputar um apuramento em dois jogos, fora da nossa região, nestes escalões, às vezes, também é importante jogar em casa ou jogar fora, mas vamos tentar fazer o melhor”.
Depois de três treinos repartidos pelas cidades de Beja e Serpa e de dois jogos com os juvenis da Zona Azul e do CCP Serpa, a seleção voltará a concentrar-se em Beja “na quinta-feira que precede a competição, para limarmos as últimas arestas e prepararmos a viagem e o torneio”, concluiu o selecionador.
Torneio Seleções Regionais Iniciados Masculinos – Vila Real de Santo António: 18 fevereiro, 18 horas, Setúbal-Algarve; 19 fevereiro, 11 horas, Beja-Setúbal; 17 horas, Algarve-Beja.
Atletas convocados: Zona Azul – José Cano, Guilherme Matos, Rodrigo Mestre, David Amarante, Pedro Nogueira, Pedro Páscoa, João Figueira, André Nogueira, João Lima, Tomás Pirata, António Vicente. CCP Serpa – Henrique Santos, Ricardo Moreno, Pedro Raposo, Luís Amarelinho, Rafael Fernandes. Técnicos: Hugo Estanque e Fernando Charraz.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário