sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Os velhos campeões
Novas corridas, velhos campeões. Patrícia Serafim e Bruno Paixão, dois dos mais credenciados atletas do Beja Atlético Clube, conquistaram, na vila de Cuba, os títulos distritais de Corta-mato Absoluto Curto 2017.
Texto e fotos Firmino Paixão
No setor feminino, onde o emblema bejense tem apenas uma atleta – e que nível de atleta, a Patrícia Serafim – coube à odemirense Ana Catarina Dias fazer-lhe a oposição possível. Contudo, nos masculinos, a supremacia de Bruno Paixão foi apenas ameaçada pelos seus companheiros de equipa, com Mussa Djau à cabeça da perseguição ao “míssil” portalegrense. Em suma, dois títulos individuais e o coletivo para a formação do Beja Atlético Clube. O Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira conquistou o título por equipas no setor feminino. Em simultâneo decorreu o Corta-mato Cuba Jovem, competição muito participada, com domínio individual do Bairro Nossa Senhora da Conceição, com cinco títulos individuais e o coletivo, seguido do Clube de Natureza de Alvito, hegemonia salpicada pelos triunfos de atletas da JD Neves, Albernoense e Casa do Povo de São Luís.
Jorge Aniceto, diretor técnico regional da Associação de Atletismo de Beja, entidade organizadora do certame, em parceria com o município de Cuba, considerou no final que “o Campeonato Distrital de Corta-mato Absoluto Curto teve bastante participação e, em simultâneo, disputou-se o Corta-mato Cuba Jovem, uma prova mais aberta, que resulta de uma parceria entre a associação e a câmara municipal e que correu bastante bem, foi muito bem participada, mais de 110 atletas, o que é belíssimo”.
Na verdade, a reunião contou com um elevado número de atletas jovens e o dirigente justificou que “a participação tem aumentado bastante, seja nas provas de corta-mato ou estrada, mas também nas provas de pista. Felizmente, estamos a crescer e acreditamos que isto vai continuar a subir, devido também ao efeito do momento”. E pormenorizou: “O running está na moda, o trail está na moda, praticar desporto está na moda e nós estamos a tentar acompanhar esse movimento, proporcionando mais e melhor oferta às pessoas que o querem fazer, tanto numa corrida mais lúdica, como numa corrida mais competitiva. Queremos juntar essas duas vertentes, neste momento as coisas até estão a correr bem, quer ao nível organizativo, quer ao nível de resultados e de participação”.
Quanto ao êxito desta prova, acentuou Jorge Aniceto: “O município de Cuba, onde estamos hoje, tem sido um bom parceiro e esperamos que as coisas continuem assim”. Olhando os resultados desportivos, o dirigente e técnico da modalidade confirmou que “foram os esperados, venceu a Patrícia Serafim, no setor feminino, e o Bruno Paixão, na prova de absolutos masculinos, mas o Mussa Djau, que está a andar muito bem, já ameaça chegar perto do Bruno num dia menos bom que ele possa ter”. Não foi ainda desta vez que o público testemunhou mais um triunfo do Bruno Paixão, mas, lembrou Jorge Aniceto, “é muito bom termos aqui um pelotão de quase 40 atletas a disputar um título distrital. Isso é bastante agradável para a associação, porque estamos a trabalhar para que as coisas aconteçam, por isso, é bom constatarmos que estão aqui tantos atletas a competir por um título, enquadrados por uma boa moldura humana”.
Resultados: Corta-mato Absoluto Curto 4 000 m: femininos: 1.ª Patrícia Serafim (Beja AC), 14.27’. 2.ª Ana Dias (NDC Odemira), 14.53. 3.ª Ana Lourenço (NDC Odemira), 15.47. 4.ª Sara Inácio (Diana), 17.26. 5.ª Samira Simões (FC castrense), 19.30. Masculinos: 1.º Bruno Paixão (Beja AC), 12.12’. 2.º Mussa Djau (Beja AC), 12.29. 3.º Carlos Papacinza (Beja AC), 12.30. 4.º João Cruz (Beja AC), 12.47. 5.º Pedro Poeira (NDC Odemira), 13.25.
Corta-mato Cuba Jovem: femininos – benjamins A: 1.º Inês Patola (BNSC). Benjamins B: 1.ª Marta Pinheiro (BNSC). Infantis: 1.ª Carolina Hrytsevych (CN Alvito). Iniciados: 1.ª Ana Godinho (BNSC). Juvenis: 1.ª Catalina Turcu (BNSC). Masculinos – Benjamins A: 1.º Artur Pinheiro (BNSC). Benjamins B: 1.º Miguel Abreu (CN Alvito). Infantis: 1.º António Gaibino (JD Neves). Iniciados: 1.º Tomé Candeias (CP São Luís). Juvenis: Dinis Brito (FC Albernoense).
Fonte: http://da.ambaal.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário